O Amor Maior

Jesus Cristo O Rei do Universo Infinito

Jesus Cristo O Rei do Universo Infinito
The Seven Angels Of The Lord

Fundação Reviver e Mensageiros do Amor Maior em Cristo Jesus

Dr. Josaphat Macêdo Fundador da Faemg em Minas Gerais

A Casa Grande em 1950. Serviu, ainda, de residência ao médico e fazendeiro luzense, Dr. Josaphat Macêdo, fundador da FAEMG e Prefeito de Mariana, por duas vezes.
Apesar da beleza de suas clássicas linhas arquitetônicas, a construção ameaçou ruínas.

 No dia 8 de julho de 2017, uma comitiva de Luz esteve com a Diretoria da FAEMG – Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais, instituição que lida e cuida da agricultura no Estado. O encontro aconteceu com as presenças do Dr. João Roberto Puliti, diretor da entidade e da comitiva luzense, liderada por Eda Freitas, neta do Dr. Josaphat Macêdo. Eda Freitas agendou a visita com o Diretor Breno Mesquita que não pode participar da reunião. A neta do Dr. Josaphat veio diretamente de Paris para ajudar nas conversações, no intuito de buscar recursos para a execução do projeto de restauração da Casa Grande. Estavam também presentes Ailton Duarte, prefeito de Luz, Iácones Batista, historiador, Mateus Pacheco, chefe do Serviço de Promoção à Cultura, Fabrício Camargos, assessor da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

O historiador, Iácones Batista fez um breve relato histórico da vida do Dr. Josaphat Macedo, fundador da FAREM que depois passou a se chamar FAEMG e da evolução da Casa Grande dentro dos anais da cidade de Luz. Por algum tempo a sede da FAREM se estabeleceu em sua própria residência, a Casa Grande, em Luz, sua terra natal. Dr. Josaphat, além de fundador foi o  1º presidente da FAREM, cargo que ocupou de 1951 a 1967, ano em que foi exonerado do cargo pela ditadura. Josaphat Macêdo, médico cirurgião, farmacêutico, ruralista e grande incentivador de sua classe ocupou vários cargos públicos, inclusive o de prefeito da cidade história de Mariana, por duas vezes.

 O assessor da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Fabrício, apresentou, em slide, o projeto já aprovado da restauração da Casa Grande para os presentes. Um projeto que prevê não só a restauração da fachada da Casa Grande, como também a construção de vários espaços para o desenvolvimento de atividades culturais, inclusive museu e biblioteca.
Este contato com dirigentes da FAEMG foi muito proveitoso, criando uma grande expectativa de se criar uma parceria com a prefeitura de Luz para conseguir recursos que viabilizem a execução do belíssimo projeto arquitetônico de restauração da Casa Grande, orgulho de todos os luzenses.
Considerando o fato histórico e a ligação com a instituição através de seu fundador e 1º presidente da instituição, o próprio diretor da FAEMG para o Setor Café, Dr. João Roberto Puliti mostrou-se bastante receptivo e interessado nesta parceria e apontou os mecanismos de apoio que a prefeitura e o Serviço de Promoção à Cultura devem utilizar para a viabilização dos recursos necessários.  Serão iniciados brevemente, os trabalhos, obras e serviços para execução da primeira etapa do projeto de restauração e adequação arquitetônica da “Casa Grande”, na ordem de R$ 125.000,00.











Nenhum comentário: